18 setembro, 2009

Sinuca

Ela arrumava as bolas na tradicional forma triangular sobre a flanela verde enquanto eu pedia uma cerveja no balcão.
- Por que essa mesa de sinuca parece tão estranha? - Pergunta rodeando a mesa com o dedo indicador raspando levemente a borda de madeira.
- São oficiais. Bem maiores que as de boteco que está acostumada, as caçapas também.
Ela se posiciona para iniciar o jogo.
- Parece ser bem mais difícil jogar nessa mesa.
- Por que você não é como todo mundo? Eu não entendo isso.
- Como assim?
- Porra! Toda mulher que vê uma mesa oficial de sinuca acha que é muito mais fácil de jogar, as bolas parecem insignificantes perto das caçapas, dá a impressão de ser muito mais simples enfiá-las nos buracos. Você deveria comentar isso comigo e eu, assumindo a postura de macho conhecedor e experiente em assuntos boêmios, falaria em tom de revelação: "Mas não é! Todo mundo tem essa impressão. É tão difícil, se não mais, do que as mesas pequenas". Você nem deu a chance de me exibir. Por que você não raciocina como todo mundo?
- Simplesmente porque não parece ser mais fácil, a mesa é enorme. Mas e as caçapas? São maiores realmente ou só aparentam?
- Não faço a mínima ideia, mas que parecem, parecem.
- Você também tem algumas manias bem irritantes.- Ela me fala em tom impertinente. - Você nunca muda sua opinião. Parece que tem ideologias arraigadas que jamais serão derrubadas. Não importa quais argumentos e rumos tomem a conversa, sua postura será inflexível. Quer coisa mais irritante?
- Para isso eu tenho uma boa explicação. Todas as minhas teorias e concepções foram construídas em cima de minhas impressões e não o contrário. Eu sei que determinada teoria é correta por instinto, então, com o tempo, encontro os argumentos para sustentá-la. Por isso, mesmo quando me contradizem, sei que os argumentos existem, mesmo que ainda não os tenha óbvios.
- Besteira! Não me convence. Pra mim tudo isso são firulas para enfeitar uma realidade que é bem simples: Você não tem coragem para admitir que está errado e mudar de opinião, por isso possui a sensação que está correto mesmo sem ter argumentos para sustentar sua versão. Isso é ignorância.


....Pausa para uma profunda reflexão do nosso herói.


- Caralho!!! E não é que você tem razão?