25 abril, 2007

Machuca

Se machucar cansa ou vira tumor.


"I carry the sun in a golden cup.
The moon in a silver bag."

Yeats

16 abril, 2007

Incompetência

Antigamente o único emprego para quem não tinha vocação nenhuma era entrar para a carreira militar (segundo Raul).

Agora o leque de opções é maior, pode-se virar Dj.

02 abril, 2007

Roupa suja se lava em casa

Acabei me acostumando com aquela figura quieta e introspectiva. O homem que passei a compartilhar da companhia e cama (para mim sempre foi difícil dizer a palavra "amar"). Sempre me apoiei naqueles ombros, mas sei que a recíproca nunca foi verdadeira. Pelo contrário, percebia uma ira incontrolável cada vez que oferecia minha ajuda e amparo, ele não queria nada de mim. Até hoje não entendo o porque dele ainda estar comigo. Não existe troca, não existe possibilidade de passar para o seu mundo.

As vezes percebo seu olhar tão distante. Olho aquele semblante melancólico e sinto falta de alguma coisa. Falta algo naquele olhar. Percebo a inquietação e a dor. Falta algo!
E eu sei o que é, aquele rosto orna com lágrimas. Várias delas aliás. Mas elas não vêm. Nunca vêm. Ele nunca chorou, não que eu tenha visto. Existe algo naquele passado que é intocável, é grande, pesado, triste, sangra e não transborda, acumula. Não consigo entender como não vaza.

Sigo com ele pelo tempo. Compartilhamos pedaços de coisas, cacos de vida, nada inteiro. Palavras nunca ditas, idéias nunca expostas. E mesmo assim é grande, é imenso mesmo sendo metade. Nem quero pensar como deve ser inteiro. Provavelmente já deve ter acontecido, e foi maior do que até ele mesmo pudesse aguentar. Sei que algo nele ruiu para sempre, abalado pelo peso do que já foi.

Chego em casa e ele já está. Isso é estranho, ele sempre demora tanto para voltar do serviço. Ele está sem camisa, olha para mim e abre um enorme sorriso. Eu gelo por dentro, quem é esse homem? Ele está lindo, está radiante. Vem em minha direção e me abraça como nunca fez antes, quase não consigo respirar tamanha a força. Ele afasta o seu rosto e me olha fixamente, apertando meus braços com força e diz:

- Hoje eu chorei. Hoje eu chorei muito. Tudo agora será diferente.

Ele caminha para a cozinha e volta com uma garrafa de vinho. Temos a noite mais maravilhosa desde que o conheci. Nem acredito nessa nova pessoa que meus olhos presenciam e meu corpo absorve. Fazemos amor a noite toda até que desmaio de exaustão.

Sonho coisas boas, acordo feliz, me viro e fico observando seu sono tranqüilo. Vou ao banheiro e me olho no espelho. Vejo que nunca fui tão bonita quanto hoje de manhã.

- Hoje sou a mulher mais bonita do mundo. Eu grito.

De repente reparo em algo estranho na camisa branca que está no cesto de roupas sujas. Sangue! A camisa dele está manchada de sangue, sangue de outra pessoa. Volto a me olhar no espelho e vejo que estou ficando um pouco mais feia.

Respiro fundo, jogo a camisa na máquina de lavar, encho de sabão, ligo e volto a me deitar sendo a mulher mais bonita do mundo.


******************************************

Entre essas e outras que eu adoro essa cidade: Comida de Buteco 2007

"I am a man of constant sorrow
I've seen trouble all my day..."